Especialistas em Redes

0

Especialistas em Redes

 

As redes de computadores são estruturas físicas e programas que possibilitam computadores partilharem informações entre si. Quando um computador está ligado em rede pode ter acesso a todas as informações partilhadas.

 

Classificação das Redes Quanto à Extensão Física

As redes de computadores podem ser classificadas como:
  • LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos, podendo ser ligados por cabos adequados (cabos de rede). Normalmente utilizados em pequenas empresas, escritórios.
  • WLAN (Rede Extensa): Uma rede que ligada computadores sem proximidade física. Temos o exemplo de redes ligadas por sistema telefónico, por satélite, ondas de rádio. Normalmente grandes empresas em que têm várias divisões em várias regiões.

 

Untitled

Equipamentos Necessários para Rede

Para ligar os computadores em rede é necessário, por exemplo: cabos, fios, antenas, linhas telefónicas – dependendo do tipo de rede pretendida. Qualquer computador que queria estar em rede com outro através de ligação LAN precisa de uma Placa de Rede.
Também é importante que nas ligações de Rede exista o Hub. O HUB é uma caixa onde todos os cabos serão encaixados para que a ligação física aconteça.
Em ligações do tipo WLAN é necessário Switchs e Router, que funcionam de forma semelhante a um HUB.

 

O objetivo é de ter um sistema de redes

Partilha de recursos – disponibilizar todos os programas, dados e equipamentos dos utilizadores em rede.
Fiabilidade elevada – os recursos podem estar replicadas em vários computadores, ou seja, na eventualidade de um falhar, não se perde um recurso (fica disponível).
Diminuir os custos – evita duplicação de recurso (utilização dos mesmos programas…).
Comunicações entre utilizadores – os utilizadores da rede podem trocar informação, podendo aceder à mesma base de dados.
Quer diminuir os custos com a sua empresa e permitir que os colaboradores trabalhem em rede (sistema seguro de partilha de dados), não deixe de nos contactar, somos especialistas em criar ligações de Rede.


Leave A Reply